Minha caneta é o cano de minha arma, porém minha escrita é meu único escudo”. DANY ROCHA

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Homenagem: RITA DE CÁSSIA AMORIM ANDRADE









Piauiense, mulher bela de essência e alma, Rita nasceu aos dois dias do mês de dezembro de 1939, em Simplício Mendes onde passou toda sua infância. Morou no Rio de janeiro e atualmente reside na capital do Piauí, Teresina.
Exemplo de pessoa, mãe, esposa, amiga, escritora e poeta. Casou-se com seu primo Artulino, com a qual teve três filhos. No Rio de Janeiro, trabalhou na área da Informática para firmas nacionais e estrangeiras. Fez cursos como “Introdução ao Estudo da Percepção e da Comunicação Através da Arte” (onde mantêm como hobby, telas da pintura a óleo) e “Evolução de Equipamentos de Interior – Mobiliário” (Fund. MUDES/ RJ).
Retornando a Teresina, graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Acredito que tenha sido o pilar para suas grandes escritas.
Também, descobriu-se policial, sendo aposentada como Escrivã da Polícia Civil do Piauí.
Ao envolver-se pelas letras, decifrou-as. Criando personagens as quais, povoam o imaginário de muitos leitores de suas obras.

Dos livros publicados, tem-se: (SOLO)> KAREN – Corpo e Alma, 2002 (Aborda o amor conflituoso e proibido de uma consulesa canadense, com um brasileiro.); CLARISSA - Um Obscuro Amor, 2007 (Relata uma experiência traumática na pré-adolescência leva uma mulher a lapso de memória, vindo a contrair matrimônio com o seu algoz).; PEDRA DO SAL - Um Pescador e seus Amores,2009 (Mescla ficção, lendas e realidade da colônia de pescadores, na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba-PI, em que a sensualidade se mostra na pele de um pescador e seus amores.); SULCOS DO TEMPO, 2012 (POESIA – Poemas; Indrisos; Poetrix; Haicais; Acrósticos; Biografia). Dando continuidade as suas escritas, Rita de Cássia participou de várias antologias como: ALVORECER DA ALEARTES; COLETÂNEA ALEARTES; ANTOLOGIA ESCRITORES IV-UBE-PI; IX PRÊMIO LITERÁRIO LIVRARIA ASATEÇA; ENTRELINHAS LITERÁRIAS; O INDISCUTÍVEL TALENTO DAS ESCRITORAS BRASILEIRAS; L'INDISCUTABLE TALENT DES ÉCRIVAINES BRÉSILIENNES; PALABRAS SIN FRONTERAS III; VARAL DO BRASIL III. Membro da UBE-PI onde é Vice - presidente dessa entidade. 









Filiada a UBE/SP. Possui Diploma – Láureo do Mérito Cultural FIRMINO TEIXEIRA DO AMARAL (Luís Correia - PI); Premiada com MEDALHAS DO MÉRITO RENASCENÇA DO PIAUÍ - outorgado pelo Governador do Piauí; Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à cultura e à educação piauiense - Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina - FAETE.

 Ritinha, carinhosamente chamada é associada da Rede de Escritoras Brasileiras - REBRA; Recanto das Letras; Membro Correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza - ALAF; Embaixadora da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture. 

 Verbetes: Dicionário Biográfico Virtual de Escritores Piauienses (Usina de Letras) - Adrião Neto; Dicionário Enciclopédico do Gurgeia - Jesualdo Cavalcanti.
Rita de Cássia Amorim Andrade é dona de um portal virtual: PORTAL RITISSIMA, onde existe uma coletânea de inúmeros escritos literários e colunas culturais, mesclando autores renomados da literatura nacional, como regional. O site visitado diariamente, tanto no Brasil como no exterior, oportuniza ao acesso de artigos, ensaios literários, homenagens recebidas pela autora, crônicas, poesias. È um universo de leitura intransponível da alma humana com a sensibilidade criativa de uma mulher que se faz Diva e musa ao mesmo tempo.

A você, RITA DE CASSIA AMORIM ANDRADE o meu respeito e admiração. Findando e agraciando este blog com uma de suas maravilhosas poesias ganhadora do prêmio Luso- Brasileiro pela editora Oz.

 NÓ GÓRDIO
“O tempo cura o que a razão não
consegue curar” (Sêneca)

Nó Górdio,
de desatar árduo.
Não fui eu a
desmanchá-lo;
foi o tempo.

Nó Górdio,
de secretos subnós.
Não fui eu a
destrinçá-lo;
foi o tempo.

Nó Górdio,
de profecia oracular.
Não fui eu a
violá-lo;
foi o tempo.

Nó Górdio,
de entrançado laço.
Não fui eu a
desenlaçá-lo;
foi o tempo.

Nó Górdio,
de fadário indelével.
Não fui eu a
apagá-lo;
foi o tempo.





Um comentário:

  1. Obrigada, caríssima Dany Rocha. Sinto-me honrada pela homenagem. É um prazer saber que a minha imagem e os meus escritos chegam a uma colega, graduada em Letras, com uma bagagem literária significativa. Entre vinho, papel e poesia, correm as letras, e lá vamos nós, juntando as palavras. Mil cheiros, Rita de Cássia Amorim Andrade.

    ResponderExcluir