Minha caneta é o cano de minha arma, porém minha escrita é meu único escudo”. DANY ROCHA

quarta-feira, 13 de abril de 2011

EMILY JANE BRONTË autora do livro O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

No bloco passado de minha graduação em Letras, atendendo ao requisito de uma disciplina,entrei em contato com essa grande escritora do século XIX. Autora de um único sucesso em livro, tornou-se hoje um clássico entre tantos outros consagrados pela literatura mundial.Com vocês,a progenitora de "O MORRO DOS VENTOS UIVANTES". Deleitem-se e boa leitura.

BIOGRAFIA: Emily Jane Brontë, (1818-1848) foi uma escritora e poetisa britânica, autora do romance O Morro dos Ventos Uivantes, hoje considerado um clássico da literatura mundial. Era a segunda irmã mais velha das 03 sobreviventes irmãs Brontë, entre Charlotte e Anne. Ela escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell, devido a condição feminina do século XIX. Das 03 irmãs, é a que menos se têm informações, vivendo reclusa e introvertida. Charlotte Brontë, no seu prólogo para a edição de Wuthering Heights (título original) de 1850, falou da relação da irmã com as pessoas:

"Embora seus sentimentos pelos que a cercavam fossem benevolentes, relações com eles ela nunca procurou, nem, com poucas exceções, as experimentou. E mesmo assim ela os conhecia: sabia seus costumes, sua linguagem, a história de suas famílias; podia ouvir sobre eles com interesse, e falar deles com detalhes (...); porém, com eles, raramente trocou uma palavra". (BRONTE,1850 – prólogo)

Depois da morte de sua mãe, uma austera tia foi morar com eles, e as crianças foram mandadas para um colégio interno, onde sofriam castigos, alimentavam-se mal e não dormiam, devido ao frio,duas das irmãs de Emily (Maria e Elizabeth) faleceram devido às condições do internato, e o pai resolveu levar as crianças,de volta para casa. Em casa, a nova empregada Thabitha (Taby) costumava contar-lhes histórias, e anos mais tarde Emily a homenageou como a fiel personagem de Nelly Dean, em seu romance, narradora de toda história de amor, ódio e vingança do personagem principal, Heathcliff e Catherine Linton. Veja um trecho quando a babá inicia a narrativa ao hóspede Mr. Lockwood:

"Sabe Mrs. Dean far-me-ia um grande favor se me contasse algo mais sobre os seus vizinhos. Acho que não conseguirei dormir descansado enquanto não me contar o resto da história. Por isso, sente-se e comece a sua narrativa [...] A prestimosa mulher afastou-se em alvoroço e eu pus-me de cócoras em frente à lareira". (CHAVES,1996.p.28)

EMILY E AS IRMÃS
 Emily e os irmãos criaram, em suas brincadeiras, várias terras imaginárias, que aparecem nas histórias que eles escreveram. Tais terras eram relatadas em detalhes,em jornais e outros artigos que as crianças costumavam escrever, e onde seus soldados de chumbo, presente do pai, costumavam “morar”. Poucos dos trabalhos de Emily neste período sobreviveram, exceto por alguns poemas (The Brontës' Web of Childbood, Fannie Ratchford, 1941). Posteriormente, Charlotte entrou para o colégio em Roe Head e Emily começou a se isolar em seu mundo e nos intervalos dos afazeres domésticos, compunha versos que escondia. Através de uma carta com Charlotte, ficou sabendo que a irmã mandara uns versos aos poetas William Wordsworth e Southey, e não fora muito encorajada. Emily resolveu, então, tornar-se professora em Haworth, tarefa que acabou não conseguindo cumprir por sua introspecção.Os irmãos voltam a se reunir, com planos de fundar uma escola, mas não conseguem alunos.Charlotte descobre os poemas de Emily e quer publicá-los, juntamente com os seus e os de Anne.
 Em janeiro de 1846, uma pequena editora aceitou publicar o livro a expensas das próprias autoras, e foi usada, para isso, a herança da tia. Apenas 02 exemplares foram vendidos, apesar do elogio da crítica. As 03 irmãs não desanimaram, e cada uma começou a escrever sua narrativa. Charlotte foi a primeira a publicar,(Jane Eyre) sob o pseudônimo de Currer Bell, atingindo grande sucesso.


Quando surgiu “Wuthering Heights (“O Morro dos Ventos Uivantes”), sob o pseudônimo Ellis Bell, Jane Eyre já estava na 2ª edição, e o livro de Emily foi malcompreendido na época, devido ao clima tenso da história. Ela publicou, assim, sua única obra em prosa, O Morro dos Ventos Uivantes, em 1847. Embora tenha recebido críticas na época em que foi lançado, posteriormente o livro foi incluído no cânone dos clássicos da literatura inglesa. Recebeu várias versões oficiais no cinema e inúmeras adaptações. Emily morreu 19/12/1848, com tuberculose. Anos depois, tornou-se famosa comovendo a crítica atual, como diz Ana maria machado, referindo-se ao livro de Charlotte, irmã de Emily:

“Por gostar tanto desse livro, acabei descobrindo uma irmã romancista, Emily, que escrevera O morro dos ventos uivante. Ah, esse livro me proporcionou uma das leituras mais hipnotizantes de minha adolescencia.” (MACHADO,2002.cap.10,p.105)
P.S.  Breve postarei o resumo do livro, aguardem. Boa noite a todos!

Um comentário:

  1. Parabéns, poetisa Dany, pelo bom gosto do seu blog. Quanto ao "O morro dos ventos uivantes", sugiro a leitura, no original, "Wuthering Heights". Sucesso! Cheiros, Rita de Cássia Amorim Andrade.

    ResponderExcluir